Um gato aquecido é um gato feliz


Calorzinho bom, quem não gosta?


Só mesmo uma gata muito cumpridora dos seus deveres como eu para sair da minha cama quentinha nesse dia frio e chuvoso de inverno e vir aqui escrever no blog. Opa, não! Ditar enquanto a humana serviçal é quem digita.


E já que a ideia é fazer você aprender um pouco mais sobre o que nós felinos precisamos e exigimos para ter uma qualidade de vida nível Master Plus, que tal falarmos sobre aquecimento? Quer ouvir ronrons de gato satisfeito? Então, anota aí: cobertas quentinhas, colo quentinho, sono quentinho, ambiente quentinho, tudo quentinho!


Lizzie no Ayla Flat - 2021

Quando um gato sente frio?


Minha resposta óbvia para esta pergunta seria, sempre que está frio, ora bolas! Mas prometi pros humanos que trabalham pra mim que vou me esforçar pra ser educada quando estiver por aqui, então, vamos lá.



Esses dias a doutora médica de bichos veio aqui (falaremos sobre esses seres traiçoeiros em outro momento). Conversa vai, conversa vem, ela disse para minha humana de estimação que a temperatura normal de um gato varia entre 38oC e 39,5oC. Saí na mesma hora do meu esconderijo e pulei no colo dela, ouviu bem Miriam? Quando vocês começam a sentir frio, nós já estamos igual o desenho da Frozen. Vê se aprende!


Na real, quando as orelhas, o nariz ou as patinhas do seu bichano estiverem geladas, significa que ele está com frio, mas vem cá, você não vai dar um vacilo desse tamanho e esperar ele tiritar pra providenciar o aquecimento, né? Até porque, quando passamos frio acabamos com a imunidade reduzida e imagino que você não queira um gato gripado em casa, né?


Muito menos ter que dar remédio pro bichano (também falaremos sobre esse assunto maravilhoso outra hora) nem levá-lo ao veterinário, certo? Acredite, a gente também não faz a menor questão de ficar com febre, tosse e espirros. Se possível, preferimos não pegar uma gripe, ou asma, ou bronquite felina, ou qualquer outra doença.


Como manter os gatos quentinhos no inverno


Já vi tudo! Você está aí pensando em comprar uma roupinha de coraçõezinhos pra enfiar no seu gato, né? Calma! Antes de terminar com nossa dignidade, preferimos que você tente algumas outras opções. Pra começar, coloque nossas caminhas (mais de uma pra cada gato, óbvio!) pertinho de fontes de calor: um local que pegue o sol da tarde, próximo à lareira ou ao lado do aquecedor, por exemplo. Coloque uma manta peluda nas caminhas pra podermos nos enroscar nelas, ôh, Miriam, esse assunto tá me dando uma vontade danada de voltar pra minha cama quentinha!


Não esqueça de espalhar mantinhas pela casa porque, como já deixei bem claro aqui, não somos obrigados a nada e podemos simplesmente não querer dormir onde você preparou, então, se o seu bigodinho prefere um parapeito raiz em vez de uma caminha nutella... mantinha no parapeito! Acho que não preciso nem dizer isso aqui, mas como além de educada devo ser didática, lá vai: de noite, se o seu gato quiser dormir na cama com você, entenda que é nosso direito milenar adquirido. Afinal, pra que servem os humanos quando dormem se não para nos manter quentinhos?


Ayla Flat, 2020

Pirralhos e vovozinhos: gatos filhotes e idosos sentem mais frio


Se o seu gato ainda for um filhote ou já tiver uma idade avançada, fique esperto! Eles sentem mais frio do que nós, os jovens adultos, belos, fortes e preparados pro que a vida tem de melhor (Sorry! Me empolguei). Para os idosos, ficar aquecido é ainda mais importante, porque eles não conseguem manter a temperatura da mesma forma de quando eram jovens adultos, belos, for... opa! e muitas vezes gatos mais velhos têm as articulações comprometidas. É só pensar na sua avó ou avô, é a mesma coisa!


Nesses casos, você até pode providenciar uma roupa, desde que não tenha frases como Sou da mamãe ou algo do tipo, por favor! Se você acostumar um filhote desde cedo, quando ele for adulto, pode vir a usar roupa para gatos sem reclamações ou vinganças posteriores, mas nunca esqueça que precisamos nos lavar com frequência, então, retire a roupinha de vez em quando para podermos nos lamber à vontade.


Ah! Não posso esquecer os meus amigos Sphynx, chiquérrimos! Eles não têm nenhum pelo no corpo, então... dãããã, claro que sentem ainda mais frio, né? Com eles, todo o aquecimento é bem-vindo, inclusive as roupinhas. E recomendo conversar com o ser de jaleco branco sobre hidratantes para a pele dos Sphynx durante o inverno.


Manta em Sherpa Carneirinho e Fleece, disponível no site do Ayla Flat e em loja física por R$120,00


Dicas da Ayla: como aquecer seu gato no inverno


Tá, como eu sou uma gata muito, muito legal, chega aqui mais perto pra eu te dar umas dicas maneiras sobre como aquecer um gato em dias frios.


Almofada Térmica com Camomila - Holistix

Preciosa dica número um da Ayla– arranje uma daquelas almofadinhas térmicas feitas de sementes, eu tenho a minha né, Miriam? Além de manterem a gente superconfortáveis e aquecidos, ainda tem cheirinhos deliciosos e calmantes. Ou, se você não conseguir uma almofada térmica, pode ser uma bolsa de água quente ou uma garrafa pet mesmo. Mas muita atenção à temperatura! Se estiver muito quente para você, está demais para nós também.



Preciosa dica número dois da Ayla – Você tem o costume de dar sachê para seu bigodinho todos os dias, certo? (se a resposta for não, saia desse blog agora mesmo e vá pedir perdão de joelhos ao seu gato!).


Nos dias mais frios, você pode dar uma leve aquecida no sachê. Além de ficar morninho e ajudar a nos manter quentes, solta ainda mais aquele cheirinho maravilhoso que faz qualquer gato aceitar vender a própria mãe pra ganhar um pouco. A minha não, porque vivia na rua e virou comida de cachorro, que Deus a tenha!


Hoje ficaremos por aqui, ok?


Esse trabalho de ditar conhecimento é muito exaustivo e estou começando a sentir as pontinhas das minhas orelhas geladas. Ôh, Miriam! Coloca minha cama pero da lareira que daqui a pouco vou curtir um soninho rápido, umas duas horinhas só.


Miau pra vocês.


Agora vou ver se todos os flats têm mantinhas.

Natal de 2019

Tem alguma dúvida sobre como funciona a rotina de um hotel para gatos? Entre em contato conosco, vamos conversar :)


WhatsApp +55 (51) 994.251.176 E-mail contato@aylaflat.com Instagram @aylaflat

Facebook /aylaflat


#hotelparagatos #pethotel #hospedagempet #gatos #bemestaranimal #gatoquesecuida #vidadegato #felinos #ayla

69 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo