• Caio César Spillere

Confira as vacinas essenciais para os gatos

Atualizado: Jul 21

Entrevista com a veterinária Luciana Uliana busca elucidar as principais dúvidas sobre o calendário de vacinação felino


Se você tem um gato na família, certamente precisa manter uma atenção especial com o calendário de vacinação dele. As ruas apresentam uma série de riscos e perigosas doenças transmissíveis, que podem atingir até mesmo os animais que vivem somente dentro de casa - afinal, há enfermidades que as pessoas levam para dentro do ambiente. Por isso, conversamos com a veterinária Luciana Uliana para elencar brevemente os principais pontos que as tutoras e os tutores devem seguir para garantir a saúde de seus gatinhos.


Luciana Uliana é médica veterinária graduada na Universidade Metodista de São Paulo. Possui três pós-graduações: em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais na Universidad La Salle de Bogotá, na Colômbia; em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais na Qualittas, de Porto Alegre; e em Medicina de Felinos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, a Dra. Luciana vive e atua na Capital gaúcha.




Todo gato deve ser vacinado? Por que?


Dra. Luciana Uliana - Sim, todo gato deve ser vacinado. Inclusive os que não tem acesso à rua, pois caso um dia eles precisem de internação ou outras urgências podem acabar ficando expostos. Além disso, os tutores tendo contato com outros animais também podem levar alguma doença para dentro de casa.


A partir de qual idade podem começar as aplicações no gato?


Dra. Luciana Uliana - As vacinas Triplice (trivalente) V3 e Quádrupla V4 podem ser iniciadas em felinos com 8 semanas de vida. Já a Quíntupla V5 a partir de 9 semanas.


Quais as vacinas mais indicadas e a frequência da aplicação?


Dra. Luciana Uliana - As vacinas devem ser aplicadas anualmente para a vida toda do gato.


A Quíntupla é a vacina mais indicada por ser a mais completa, pois também previne o contágio do vírus da FeLV (chamado de leucemia dos felinos).


Já para os gatos que são positivos para a FeLV a Quíntupla não é necessária. Para esses, quando filhotes já podem receber a Quádrupla e, na fase adulta, seguir utilizando ela ou a Tríplice.


Lembrando que ainda quando filhote todo o gato deve receber duas doses da polivalente felina e uma da anti-rábica. Além disso, é importante realizar um checkup anual clínico, sanguíneo e exames, principalmente para animais a partir de 8-10 anos de idade.



A quádrupla e a quíntupla também podem ser consideradas essenciais para qualquer gato?

Que benefícios adicionais elas trazem?


Dra. Luciana Uliana - Sim! É essencial a aplicação anual da Quádrupla ou da Quíntupla. Elas impedem rinotraqueite, calicivirose, panleucopenia e clamídia. No caso da Quíntupla, ela ainda evita a leucemia felina (FeLV). Todas essas são doenças muito prevalentes e graves, que devem ter um cuidado especial dos tutores para serem evitadas.


A raiva havia sido considerada erradicada, porém essa não é mais uma realidade hoje. Na sua experiência, os tutores têm tomado o cuidado necessário com esta enfermidade?


Dra. Luciana Uliana - Infelizmente, ainda tem aparecido casos de raiva no Brasil. O mais indicado é buscar a vacinação para evitá-la, pois é uma doença grave e zoonose (quando pode ser transmitida aos seres humanos pelos animais).

De maneira geral, quando bem instruídos por seus veterinários, acredito que os tutores estão aderindo esta prevenção no calendário.


Há vacinas específicas para gatos idosos?


Dra. Luciana Uliana - Não há vacinas diferentes para gatos com idade avançada. São as mesmas vacinas.



Que outras prevenções você recomendaria incluir no calendário de vacinação dos gatos?


Dra. Luciana Uliana - Além das vacinas citadas anteriormente, é importante manter em dia a aplicação de anti pulgas e desverminação.


Há algum malefício que a vacinação pode causar no felino?


Dra. Luciana Uliana - Muitas vezes se associou a formação de sarcoma (um tipo de câncer que se origina nos tecidos conjuntivos do organismo) com as vacinas. Na verdade, qualquer aplicação injetável em gatos pode levar a formação. No entanto, o risco das doenças que as vacinas protegem é muito maior - sendo assim, a importância da vacinação supera o risco.



Tem alguma dúvida sobre como funciona a rotina de um hotel para gatos? Entre em contato conosco, vamos conversar :)


WhatsApp +55 (51) 994.251.176 E-mail contato@aylaflat.com Instagram @aylaflat

Facebook /aylaflat


#hotelparagatos #pethotel #hospedagempet #gatos #bemestaranimal #gatoquesecuida #vidadegato #felinos #vacinação #vacinaçãopet

827 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo