top of page

Como incentivar o gato a se hidratar mais

Atualizado: 4 de nov. de 2022


Vamos falar sobre ingestão de água?


Então, o verão chegou e você já está circulando por aí com sua garrafinha d’água pra não se desidratar, certo? Que bonitinho... Mas e o seu gato? Já sabe como conseguir que ele beba mais água? Sai pra lá com essa vasilha, Miriam. Que mania de querer que eu tome água! Pois é! Eu e todos os gatos domésticos do planeta ingerimos menos água do que deveríamos. Mas que culpa nós temos se H2O é um troço sem gosto e sem cheiro, ou seja, zero atrativos? O responsável é você mesmo, humano. Ah! Como eu adoro fazer essa gente se sentir culpada. Ninguém mandou nos domesticar, querido.



Gato laranja com patas brancas colocando a mão na água dentro do bebedouro comedouro



História da ingestão de água por gatos


Esquece o zapzap agora e presta atenção porque vou dividir minha sabedoria com vocês, e não é todo o dia que eu faço isso. Meus ancestrais tinham uma alimentação baseada em carne crua, fresquinha, direto da fonte (sim, matávamos para comer, o que devia ser uma nojeira e um cansaço só, mas não tinha pet shop naquela época). Isso significa que não era preciso parar muitas vezes à beira de riachos e lagos pra matar a sede, pois a quantidade de água no corpo dos animais que comíamos era de 70% ou mais. Então, o que aconteceu? Vocês resolveram nos domesticar. Beleza, eu até curto mantinha, brinquedinhos, dormir na cama da Miriam, lagartear com segurança no solzinho, mas comer só ração seca? Aí vocês estão forçando a amizade.


Acontece que a ração seca.... adivinhem... É seca! Para de rir Miriam! E como não se mudam instintos felinos facilmente, ou seja, como não vamos começar a beber mais água só porque logo ali, há três mil anos, a gente virou gato de madame, o que acaba acontecendo é que não nos hidratamos o suficiente. E isso pode causar problemas graves para nossa saúde. Então, pensando em todos os meus brothers que nesse momento estão torcendo o nariz para aquela água morna, parada e sem graça que você deixou num pote ali no canto da cozinha, resolvi que estava na hora de trocarmos uma ideia sobre isso. Quer dizer, trocar ideia, não. Eu dito; a Miriam digita quietinha, Não reclama, Miriam; e você, leitor, toma nota direitinho pra melhorar a qualidade de vida do seu gato.


Gato-de-bengala de hidratando com a sua pata molhada na beira de um rio com árvores ao fundo.

Por que gatos precisam beber mais água?


Acredite em mim quando eu digo que, como todos os seres vivos desse planeta que já foi melhor, nós bichanos somos feitos de muita água (já dei esse número ali em cima) e a falta dela pode causar má digestão, prisão de ventre, dificuldade de regular a temperatura corporal, cálculo renal, cistite e, em longo prazo, pode inclusive prejudicar nossos rins. Se você ainda não sabe, insuficiência renal é uma das doenças felinas mais silenciosas e mais preocupantes. Não pode ser revertida e está bastante ligada ao consumo de água. Então, convença-se: seu bichano precisa beber mais água!



Como fazer um gato beber mais água


Opa! Opa! Não quero ouvir um pio sobre “ah, mas meu gato não quer; não sei como fazer pra ele tomar mais água”. Apenas leia com atenção e coloque as orientações em prática depois, ok?Tá, Miriam, vou tentar ser mais queridinha. Bom, existem vários truques pra fazer seu bichano se interessar um pouco mais por beber água. Pra começar, se você usa um desses potes pequenos de plástico, onde a água fica parada, num canto qualquer escondido das visitas, a primeira coisa que tenho para te dizer é: livre-se dele! Jogue no lixo! Defenestre-o! (sempre quis usar essa palavra).


Gatos tem enorme preferência por água corrente. Não rabugento leitor, não se trata de frescura felina porque, aliás, nada em nós é frescura. São direitos adquiridos. Mas no caso da água, quanto maior a oxigenação, melhor a sua qualidade, mais naturalmente vamos ingeri-la, por isso, uma fonte onde a água é constantemente fresca e oxigenada contribui muito para aumentar seu consumo.



Você pode comprar uma fonte específica para felinos ou deixar a torneira da pia aberta e depois se apavorar com a conta da água. Pra mim e pro seu gato, tanto faz! Se optar pela fonte, escolha uma não muito pequena. Lembre-se que nossos bigodes são muito sensíveis e tudo o que toca neles incomoda, por isso, evite potes e fontes de abertura estreita, ok? Também não gostamos de muito barulho ou de sermos respingados, então, se a fonte espirrar água, ou se o motor vibrar demais, vamos recusar, thanks! Não sou chata, Miriam, só estou avisando pra depois não virem reclamar.


Se por acaso a fonte não rolar, você deve usar potes de vidro ou alumínio (os de plástico tendem a causar acne felina). Tenha mais de um, espalhados pela casa em locais frescos e jamais se esqueça de trocar a água todos os dias e limpar o pote. Água muito tempo parada e um pote cheio de cimento, pra nós é a mesma coisa. Passamos reto! Em dias de mais calor, experimente colocar uns cubos de gelo nas vasilhas d’água. Os bichanos mais brincalhões e curiosos vão ser atraídos pelas pedrinhas e isso vai fazê-los beber mais. Outro truque é colocar um espelho embaixo do pote, se ele for de vidro. Como no caso do gelo, a curiosidade pode fazer seu gatinho se hidratar melhor.



E agora chegamos a uma orientação importante para aumentar a ingestão de água dos felinos. Orientação não, lei! Repita comigo 20 vezes: Meu gato deve comer sachê. Meu gato deve comer sachê. Não tô legislando em causa própria, Miriam! Aguarde a argumentação e verá! Como eu já disse antes, a ração seca, embora seja ótima sob muitos aspectos, quase não tem água – apenas 7% a 10% - e isso é muito insuficiente, então, além de melhorar a quantidade e a oferta de água em casa, você deve dar ração úmida para o seu gato todos os dias. Desta forma, você o estimula a ingerir uma alimentação que tem cerca de 80% de água, além de viciá-lo nas coisas boas da vida. Opa! Foi mal, não devia ter ditado isso. A verdade é que rações úmidas ajudam muito na hidratação dos felinos, e você pode até colocar um pouquinho de água pra ela ficar ainda mais molhadinha. Então, faça um esforcinho e descubra de qual tipo seu gato gosta mais: patê? Gelly? Sachê? (hum, meu preferido) e sirva regularmente.



Gato-de-bengala comendo wet food (comida de sachê) em comedouro branco raso em formato de coração

Além da alimentação úmida industrializada, você também pode oferecer algum tipo de carne para seu bigodinho. Mas lembre-se: a carne do açougue não é igual à carne dos animais que caçávamos muitos e muitos anos atrás, To achando esse papo de caça bem nojento, Miriam. Abre um sachê aí.


Muitos nutrientes, e inclusive a própria água, perdem-se entre o abatedouro e a cozinha da sua casa, então, essa opção não pode ser a única, ok? Se você quiser dar franguinho ou carne vermelha, deve cozinhar antes, pelos mesmos motivos que aconselham humanos a não comer carne mal-passada: vermes! Blargh! Tá ficando cada vez pior, Miriam. Se quiser, pode optar por atum, mas deve ser aquele que vem em água, nunca o que vem em óleo, combinado? E em hipótese alguma invente de oferecer sardinha em lata. Seu gato vai amar, e o veterinário também quando tiver que abri-lo pra retirar as espinhas que ele comer!


E agora que você já está bem convencidinho da importância de garantir que seu felino beba mais água, corre lá pra pet shop pra comprar uns sachês. E se quiser me mandar uns aqui pro Ayla, não se acanhe! Adoro recebidos! Agora dá licença porque a Miriam tá aqui do meu lado se descabelando e preciso acalmar essa mulher.


Miau, pra vocês!

Vem cá Miriam, não sou cara de pau, nada. Escuta aqui meu ronron.


Gato preto de olhos verdes sentado em cadeira lilás dentro de um quarto de madeira


Tem alguma dúvida sobre como funciona a rotina de um hotel para gatos? Entre em contato conosco, vamos conversar :)


WhatsApp +55 (51) 994.251.176 E-mail contato@aylaflat.com Instagram @aylaflat

Facebook /aylaflat


302 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page