top of page

Dicas de livros com gatos e sobre gatos

Destacamos quatro obras literárias imperdíveis para gateiros de carteirinha


Trago novidades! Sendo uma gata absurdamente culta e multimídia, essa mania da Miriam de só querer que eu escreva sobre comportamento e saúde felina já estava me entediando. Andei até descontando na galera felina aqui de casa que, confesso, apanhou um pouco além do necessário. Azar deles, Miriam. Você, quando tá de TPM também abusa da paciência alheia. Pois então, num momento de autoterapia, pensei “afinal, Ayla, quem manda nesse flat, no blog, nos humanos e felinos desse local? Você, garota! Então, assuma seus desejos”. Como resultado desse insight magnífico, vocês leitores ganharão muito mais conteúdo!


A partir de agora, o blog terá temas felinos ligados à literatura, cinema, turismo, etc. Só não falarei de política porque quando a Miriam soube que eu pretendia lançar o PFU (Partido Felino Universal) me ameaçou de interdição. Então, sem mais delongas, começaremos com literatura.


Aahhh!!!! Gatos e livros! Existe melhor companhia para um humano do que essa? Um livro na mão e um gato no colo. Se vocês tivessem um décimo da minha inteligência comprariam mais livros, mais sachês e passariam infindáveis horas aninhados no sofá, imersos em histórias incríveis com um gato satisfeito ronronando ao lado. Como minha função aqui se ampliou e agora vou orientar vocês, pobres humanos ignorantes, até nas questões de lazer, começarei listando alguns livros que falam sobre gatos (origem, espécies, características) e outros que contam a história de algum gato muito interessante (nunca tão interessante quanto eu, claro, mas paciência, um dia terei minha história impressa também). Vai anotando Míriam, quero te ver com um livro na mão hoje mesmo. E eu do lado ganhando carinho no pescoço, óbvio.


LIVROS SOBRE GATOS


Gato, um deus para chamar de seu (Guilherme Castellar)


– Não há a menor dúvida de que um livro com esse título está no topo das minhas indicações, ou há? Uma obra prima que começa com a frase “O gato domesticou o homem” deveria ser o livro de cabeceira de todo o humano sobre a terra! Começando por você, Miriam, que às vezes parece ainda não ter entendido seu lugar hierárquico neste flat. Voltando ao que interessa, nesse livro o autor explica o quanto nossa jornada da selva ao sofá ajudou os humanos a terem uma vida melhor. Conta também como vocês acertaram nos endeusando no Egito, e pisaram feio na bola nos condenando através das crenças religiosas e superstições sem sentido. É da Super Interessante, editora Abril, e você encontra para vender na internet e algumas livrarias.


O encantador de gatos (Jackson Galaxy & Mikel Delgado)


- Esse é um livro para aprender ainda mais do que você já aprendeu comigo. Bom, claro que isso só é possível porque eu ainda não escrevi meu próprio livro então, por enquanto fique com o famoso Jackson Galaxy. Ele tem até programa na TV, sabia Miriam? Você podia providenciar um pra mim também, né? Eu ia virar celeridade mundial. São 388 páginas em que você vai ler sobre gatitude. Pra quem não sabe, gatitude é quando o gato está tão de boas com seus humanos, com o ambiente onde vive e suas rotinas, sem ansiedades ou medos, que se torna o gato mais feliz do planeta. Claro que pra desenvolver a gatitude do seu gato, você tem que entender algumas coisas sobre ele e sobre como deve tratá-lo e cuidá-lo e nesse livro o Jackson mostra várias situações e várias técnicas para alcançar a gatitude nota mil. Você vai gostar, Miriam.

Tem vários desenhos e partes engraçadas. É da editora Best Seller.



LIVROS COM GATOS


Esses são livros de histórias reais ou não, cujo personagem principal é um gato. Por esse simples detalhe você já entendeu que qualquer livro que eu indique aqui vai ser muito mais interessante que o romance água com açúcar que você está lendo, ou o livrinho sem graça de gestão de negócios que a Miriam tem na mesinha ao lado da cama. Eu sei que você nunca passou do primeiro parágrafo, Miriam. Mas não preocupe, afinal, quem faz a gestão desse flat sou eu. Escolhe um aí de baixo e relaxa na leitura.



Conversas com minha gata (Eduardo Jauregui)


- Esse ma-ra-vi-lho-so livro do Eduardo Jáuregui, que é psicólogo, vai fazer você doar todos os seus livros de autoajuda. Acredite em mim, eles serão completamente dispensáveis depois que você ler a história da Sara e da Sibila. Sibila é uma gata amarela que entra na vida da Sara – que aliás tá numa crise danada - sem pedir licença e já vai logo colocando ordem na bagunça. Sibila viveu por anos nas ruas de Londres, o que a fez alcançar um nível Ayla de sabedoria, e isso vai ajudar Sara a refletir e mudar muita coisa na sua vida. Você vai dar boas risadas, Miriam, porque a Sibila é tipo eu assim, bem humorada, levemente irônica, e perspicaz. A leitura dá a cada um a oportunidade de refletir também sobre suas questões. É da editora L&PM e vale cada página.



Dewey, um gato entre livros (Vicki Myron)


– Prepare-se para uma história fofa, e verídica! Esse gatinho talvez tenha sido o gato mais sortudo do mundo, afinal, morava em uma biblioteca da cidade de Spencer, em Iowa, EUA. Ele foi encontrado num dia suuuuper frio de inverno na caixa de devolução de livros e acabou adotado pela bibliotecária e pela cidade. Eu confesso, Miriam, meio que me apaixonei por ele, porque além de lindo ele era tipo eu, empreendedor. Trabalhava arduamente na biblioteca. Pensei até em mandar uma carta, porque sim, ele ficou famoso. Depois vi que era só um crush passageiro e desisti dessa bobagem de “coração acelerado”. Nem tudo na vida do Dewey foi um mar de rosas e como eu não dou spoiler de jeito nenhum você vai ter que ler pra saber mais.

Só não vá se apaixonar também. Ah! Tem até fotos dele na Internet. É só você dar um google.

Nossa, Miriam, como ando modernosa, não? O livro é da editora Globo.

 

E então? Gostaram do assunto cultural? Declaro lançada e inaugurada a SAFACHITU, Secretaria de Assuntos Felinos Artísticos, Culturais, Históricos e Turísticos no já super maravilhoso Blog da Ayla. Como assim o Ayla não é dividido em secretarias, Miriam? Agora é. E tenho dito!


Miau pra vocês!

Vai numa livraria? Agora, Miriam? Negativo! Eu vou ler pros hóspedes e preciso de você pra ajudar a virar as páginas.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page