A importância da tela de proteção para gatos

Atualizado: 24 de jul.

Entenda os principais motivos para não dar acesso livre à rua para seu felino, em conteúdo patrocinado pelo www.tudocondominio.com.br


Todo mundo que tem um gato na família e mora em uma região urbana já se deparou com o dilema se deve ou não deixar o felino ter acesso livre à rua. Se é verdade que culturalmente se entendia os gatos como animais independentes e que sabem se cuidar sozinhos, também é fato que esse mito já ficou no passado. Afinal, nas últimas décadas pudemos observar uma adaptação dos gatos domésticos aos nossos costumes e carinhos, em paralelo com o crescimento das grandes cidades e seus diversos perigos que em nada se assemelham aos que os felinos conhecem e enfrentam na natureza.

Os instintos dos animais estão conectados com suas necessidades básicas de sobrevivência. Por exemplo: a partir do momento em que o gato recebe comida do ser humano sem precisar fazer nenhum esforço, ele certamente deixa de ser um grande caçador na busca por seu próprio alimento. Da mesma forma, as inúmeras comodidades que nossa casa proporciona aos pets vai, naturalmente, deixando-os menos aptos a enfrentar os desafios da sobrevivência na rua. Mais do que isso, o contexto urbano ainda envolve o trânsito, a alta velocidade dos automóveis e mais diversas adversidades que os antepassados de nossos peludinhos jamais tiveram contato – e isso sem contar com situações mais comuns dos animais (especialmente entre machos), que são as brigas por território, acasalamento ou comida.

De acordo com estudos sobre a vida e o comportamento dos felinos, um gato que vive somente dentro de casa chega, em média, a 15 anos de idade. Enquanto isso, os gatos de rua têm uma expectativa de vida de somente 3 anos nas cidades. O dado, por si só, é alarmante e dispensa grandes análises. Resumindo: sim, se você mora na cidade e tem um gato, é essencial buscar meios de proibir o livre acesso à rua de seu felino.


As vantagens das Redes de Proteção para Gatos


Telar a casa é um ato de amor com seu pet! E isso também vale para quem mora em apartamento - mesmo nos andares mais altos, teoricamente sem saída para o gato. Afinal, por serem extremamente curiosos e ativos, os felinos correm riscos de cair de uma janela mesmo sem intenção de sair para rua, mas por puro erro de cálculo durante uma brincadeira. A partir da parceria com a empresa Tudocondomínio, especializada na instalação de redes de proteção, elencamos cinco benefícios de telar a casa:

1) Aumenta a expectativa de vida do gato;

2) Evita acidentes envolvendo a queda do felino de janelas, sacadas e afins;

3) Diminui os riscos de o gato contrair doenças infecciosas;

4) Elimina as brigas com outros animais na rua;

5) Reduz significativamente os riscos de fuga do gato.


De acordo com os técnicos do Tudocondomínio, a rede de proteção deve seguir as medidas recomendadas de 3×3 cm ou 5×5cm. Para evitar que o gato consiga roer a tela, é importante que o material conte com 21 fios de polietileno trançados com nó nas tramas, aumentando sua resistência. O indicado é que todos os ambientes da casa ou apartamento tenham redes instaladas, incluindo a área de serviço e o banheiro, onde há opção de uso do limitador de abertura para janelas basculantes. Ao utilizar serviços especializados, os gateiros podem dormir tranquilos: as redes de proteção para gatos suportam até 350kg por m2, peso que o felino não exercerá mesmo em caso de ele se projetar em velocidade pela janela.

A escolha por telar toda a casa ao adotar um pet deixa a família mais tranquila, sabendo que ele não vai fugir ou se acidentar pelas ruas. Já um próximo passo envolve satisfazer este ímpeto por novidade e agito dos gatos, brincando com o felino e gatificando a casa para que ele se sinta mais feliz. Mas aí já é assunto para outro dia neste blog!


*Conteúdo publicitário: Caso deseje receber 3 orçamentos de empresas de redes de proteção próximas a você, acesse o site www.tudocondominio.com.br e preencha o formulário. Então, basta comparar e economizar sabendo que não está abrindo mão da melhor qualidade do produto.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo